Aprenda Como Valorizar seu Artesanato com 5 dicas cruciais comprovadas

valorizar-artesanato
valorizar-artesanato

Existem diversas dicas que podem ser aplicadas a qualquer tipo de artesanato com a intenção de valorizar seu trabalhos manuais

Mas antes disso você deve entender o significado significado real da palavra valorizado. Ela é derivada da palavra valor e quando falamos de valor não estamos falando de preço e sim da qualidade de seus serviços.

Muitas amigas artesãs se perguntam o motivo de ter tanta gente no Brasil que desvaloriza os trabalhos de artesanato, mas eu te pergunto, será que isso real ?

Esse é um ponto bem difícil de responder pois existem muitos fatores que influenciam. Por exemplo, tem pessoas que amam trabalhos de crochê mais não ligam para artesanato com EVA ou peça de cerâmica. Ou outras gostam de trabalhos de pinturas em tela e outro não ligam para artesanato com tecido.

Sendo assim, nossa maior dica é focar no que você ama fazer pois existe mercado e público para todos os tipos de artesanato e com certeza você terá clientes que amaram seu trabalhos. Para as outras pessoas que não liga para seu trabalho, apenas respeite deixe-as seguirem o caminho delas.

Vamos agora lista as melhores 5 dicas para você aplicar hoje mesmo, em suas peças de artesanato, com o objetivo de deixar todas elas mais valorizadas e admiradas por seu público, isso ajudará a aumentar sua autoridade e consequentemente gerar mais vendas.

1 Encontre a Pessoa Certa

Pare um pouco e pense, onde estão as pessoas que você acredita que valoriza o tipo e o estilo do seu artesanato? Onde elas compram com frequência? Será que elas estão no shopping, papelaria, na feira, no mercado ou na Internet?

…Não existe uma resposta única, para cada um existe uma resposta diferente e você precisa compreender onde e principalmente quem são essas pessoas que enxergam valor e verdadeiramente usufruem dos benefícios do seu artesanato.

Quais os benefícios que a sua peça oferece? Por mais que algumas pessoas amem artesanato, elas não vão comprar a sua peça só porque ela é artesanal, e nem adianta baixar o preço. Ela só compra quando enxerga o benefício que a sua peça tem a oferecer para a vida dela.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, Nós da Artesanato Total recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê da Prof. Edinir, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

2 Pense no Design

A qualidade visual é um dos fatores que influenciam na valorização do seu produto.Você tem que aprender a manipular os elementos visuais (cor, forma, proporção, textura etc) com a finalidade de deixar o seu artesanato com as características admiradas pela pessoa que irá receber o seu produto e ao mesmo tempo tem que deixar uma linguagem própria para que o seu artesanato seja diferenciado.

Um exemplo fácil de entender: Quando fazemos artesanato para o público masculino geralmente não usamos a cor rosa ou desenhos de flores porque eles não valorizam esses elementos. Isso é o básico que todo mundo deve saber, mas o que a maioria não consegue fazer é trabalhar com esses elementos para criar um linguagem única, diferenciada e harmônica para que juntos passem a percepção de maior qualidade visual.

O mesmo pensamento se aplica quando trabalhamos com formas. Será que vale a pena retratar uma flor com cara de flor? Ou é melhor estilizar e criar uma linguagem única no seu trabalho?

Que tal trabalhar com uma proporção diferente do convencional deixando a sua peça mais alongada, encolhida ou com um corte diferente. Experimente até chegar a uma proporção mais agradável e diferenciada.

rolhas-cortica-artesanato

3 Use Materiais de Luxo

Uma outra forma de aumentar o valor percebido do seu artesanato é incluindo materiais considerados de luxo. Esses materiais tem que ser utilizados de modo que dê um toque a mais nas suas peças, nada de exagerar, ok? O ideal é trabalhar os detalhes de modo que fique uma composição agradável.

Mas que materiais de luxo vou utilizar?

Você pode trabalhar com peças de ouro, prata, couro etc. Ou com materiais que são um pouco mais caros do que o que você utiliza, mas que tenha uma característica perceptível diferenciada que justifique o preço mais alto.

Você tem que lembrar que isso será um investimento que no final será pelo cliente e não por você.

4 Use Embalagens Atraentes

Outro diferencial que não só pode, mas de fato aumenta a percepção de valor no seu trabalho é a embalagem. A embalagem tem 3 funções, a primeira é a de transportar o seu artesanato. A segunda é de proteger a sua peça contra fatores externos que poderiam danificar a sua obra. E a terceira é comunicar.

Sim! A embalagem fala!

Ela fala o quanto o seu artesanato foi cuidadosamente criado e se entrar em contato direto com as preferencias estéticas da pessoa que irá adquirir a sua peça. Essa pessoa pode ficar em estado de êxtase ao ver a embalagem do seu artesanato e muitas delas não querem jogar fora.

E isso também vale se você quer dar o seu artesanato de presente, se você prepara uma embalagem bem feita a pessoa que irá receber irá valorizar ainda mais o seu trabalho.

Dica Quente: Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar nessa área muito rentável.

5 Personalize seu Produto

O nome é uma dos elementos de personalização de maior poder e influência que pode deixar uma peça mais valorizada ou não. Um exemplo disso são as garrafinhas personalizadas da Coca-cola, antigamente todo mundo jogava as garrafinhas fora, mas hoje em dia todo mundo gosta de guarda uma garrafinha com o seu nome.

E você pode trazer essa mesma característica ao seu artesanato. Eu não sei qual o tipo de artesanato que você faz, mas eu tenho certeza que existem maneiras de você personalizar a sua peça colocando o nome da pessoa, cores personalizadas e adicionando alguns outros detalhes que seja escolhido pela pessoa que irá comprar ou ganhar a sua peça.

Mas esses elementos não podem ser colocados de qualquer jeito, eles tem que ter um toque especial.

Conclusão

Você tem que mostrar o valor que a sua peça oferece seja falando ou escrevendo. Você precisa comunicar as pessoas qual o diferencial do seu produto e quais características suas peças possuem que os diferenciem dos demais. Mostre que o seu produto é único nesse mundo e faça as pessoas enxergarem o real valor do seu trabalho.

O seu trabalho não acaba quando você termina de fazer a sua peça…ele vai muito além..

Fonte:  artecompapel.com

Tags: |

Sobre o Autor

artesanatototal

Sou Fabio Russo, desenvolvedor e administrador do site Artesanato Total desde 2015. A mais de 25 anos trabalho com diversos nichos de sites na Internet, sempre presando a qualidade em todos os projetos.

Sair da versão mobile