Aprimore seus arremates de costura com nossas 5 técnicas testadas e comprovadas. Costurar nunca foi tão fácil
Não há nada mais gratificante para um artista do tecido do que olhar para uma peça de roupa bem feita e ver arremates de costura perfeitos. Os arremates são as linhas finais de costura que garantem que sua peça não vai desmoronar com o uso.
Eles são uma marca de profissionalismo e atenção aos detalhes – e podem realmente fazer a diferença entre uma peça de roupa que parece “caseira” e uma que parece “de loja”.
Contudo, arrematar perfeitamente é mais fácil dizer do que fazer. Muitos de nós lutamos com nossos arremates de costura, seja porque não conseguimos que nossas linhas fiquem retas, ou porque não sabemos como lidar com tecidos difíceis. E, por mais que pratiquemos, parece que nunca chegamos a um ponto onde estamos completamente felizes com nossos arremates.
Por isso, se você está procurando maneiras de melhorar seus arremates de costura, este é o artigo para você. Aqui estão cinco técnicas que você pode aplicar para fazer seus arremates de costura parecerem perfeitos:
Backstitching
Uma técnica essencial para todos os costureiros, o backstitching é quando você costura para frente e para trás no início e no final de uma costura para garantir que ela não desfaça. No entanto, o backstitching não é apenas sobre o método, mas também sobre a precisão.
Seu backstitching deve ser limpo e uniforme, sem fios soltos ou emaranhados. Para alcançar isso, pratique manter a mesma pressão no pedal e velocidade da máquina enquanto costura para frente e para trás.
Uso de uma Agulha Dupla
A agulha dupla é uma ferramenta maravilhosa que cria duas linhas de costura paralelas ao mesmo tempo. Isso não só dá ao seu arremate um visual profissional, mas também o fortalece, tornando-o mais resistente ao desgaste.
Overlocking
Se você tem uma overloque ou serger, pode usá-la para fazer arremates limpos e profissionais. Essas máquinas cortam o excesso de tecido enquanto costuram, criando uma borda selada que não desfiará.
Se você não tem uma overloque, pode criar um efeito similar com um ponto ziguezague no seu tecido, cortando cuidadosamente o excesso com uma tesoura depois.
Uso de Linha de Nylon
Para tecidos que franzem facilmente, como o chiffon, usar uma linha de nylon no bobbin pode ser uma ótima solução. A linha de nylon estica, permitindo que você crie um arremate limpo que se ajusta ao tecido sem criar rugas ou vincos.
Costura Francesa
Uma costura francesa é um tipo de arremate que encerra completamente a borda crua do tecido, deixando uma linha de costura limpa e atraente. Este método requer um pouco mais de tempo e prática, mas o resultado final vale a pena.
Uma costura francesa pode transformar uma peça de roupa caseira em uma peça que parece ter saído de uma loja de alta costura.
Veja também: 10 Termos da costura que toda iniciante na área precisa conhecer