Tapete florido ‘azulejo’ de crochê – passo a passo e gráfico de como fazer

Tapete-Azulejos-Floridos-croche-como-fazer

Os tapetes floridos de crochê são uma peça chave na decoração de qualquer ambiente. Além de acrescentarem beleza e aconchego, são versáteis e podem ser usados em diversas partes da casa, como a sala, quarto, cozinha e banheiro.

Os tapetes floridos de crochê são perfeitos para dar um toque de cor e alegria a qualquer ambiente. Eles podem ser encontrados em diversos modelos e tamanhos, o que permite uma grande variedade de combinações na hora de decorar.

Arrase na decoração

Na sala de estar, o tapete florido de crochê pode ser usado para delimitar espaços e criar uma área de convivência mais aconchegante. Na cozinha, pode ser usado para dar um toque de cor e personalidade à decoração. E no banheiro, pode ser usado para aquecer o ambiente e dar um toque de elegância.

Os tapetes floridos de crochê também podem ser combinados com outras peças de crochê, como almofadas e mantas, criando uma harmonia na decoração. Além disso, essas peças artesanais podem ser personalizadas de acordo com o gosto do cliente, o que torna a decoração ainda mais exclusiva.

Para quem deseja criar um tapete florido de crochê, é necessário ter habilidade com a técnica e seguir um passo a passo detalhado, assim como listaremos abaixo. E também é possível encontrar diversas receitas e tutoriais na internet, com instruções de pontos e técnicas utilizados.

Com um pouco de criatividade e habilidade, os tapetes floridos de crochê podem ser uma ótima opção para deixar a decoração da casa ainda mais bonita e acolhedora.

Confira: 25 modelos de avental de crochê e um passo a passo fácil de aprender

Como fazer tapete florido ‘azulejo’ de crochê

Materiais:
1 novelo de Barroco Natural 4/6 – cor: 20 (Natural);
1 novelo de Barroco Maxcolor 4/6 400g – cor: 7311 (Tabaco);
2 novelos de Barroco Multicolor Premium 400g – cor: 9059 (Abóbora);
1 novelo de Barroco Multicolor Premium 400g – cores: 9368 (Raio de Sol) e 9392 (Trilha);
Agulha para Crochê – 4,0 mm.

Tamanho: 96 x 62 cm

Abreviações:
p.b. (Ponto Baixo);
corr. (Correntinha);
p.b.x. (Ponto Baixíssimo);
carr. (Carreira)
p.a. (Ponto Alto).

Gráfico:

Passo a passo

Com o fio Raio de Sol, inicie com 6 correntinhas e feche com ponto baixíssimo, formando um anel. Na primeira carreira, inicie com 3 correntinhas e 23 pontos altos. Feche com ponto baixíssimo e arremate o fio. Siga o gráfico 1, trabalhando em carreiras circulares e realizando as trocas de cores necessárias. Feche com ponto baixíssimo e arremate o fio. Repita o processo para fazer 8 flores iguais.

Para o Motivo Sextavado, emende o fio Natural sobre o ponto baixo da penúltima carreira do Gráfico 1. Na primeira carreira, inicie com uma correntinha, um ponto baixo triplo e 6 correntinhas de espaço e repita de * a * mais 11 vezes. Feche com ponto baixíssimo e siga o gráfico 2, trabalhando em carreiras circulares e realizando as trocas de cores necessárias. Feche com ponto baixíssimo e faça 8 motivos iguais, emendando-os na última carreira com ponto baixo, de acordo com o esquema de montagem.

Para o Motivo Quadrado, com o fio Raio de Sol, inicie com um anel mágico. Na primeira carreira, inicie com 3 correntinhas e 3 pontos altos, 2 correntinhas de espaço, 4 pontos altos e 2 correntinhas de espaço e repita de * a * mais 2 vezes. Feche com ponto baixíssimo e arremate o fio. Faça 3 motivos iguais e emende com ponto baixo na última carreira, de acordo com o esquema de montagem.

Para o Motivo Triangular, com o fio Raio de Sol, inicie com um anel mágico. Na primeira carreira, inicie com 3 correntinhas e 3 pontos altos, 2 correntinhas de espaço, 4 pontos altos e 2 correntinhas de espaço e repita de * a * mais 2 vezes. Feche com ponto baixíssimo e arremate o fio. Siga o gráfico 3, trabalhando em carreiras circulares e realizando as trocas de cores necessárias. Feche com ponto baixíssimo e faça 2 motivos iguais, emendando com ponto baixo na última carreira, de acordo com o esquema de montagem.

Para o Acabamento, emende o fio Natural em um dos cantos, de acordo com o gráfico 5. Siga contornando a peça de acordo com o gráfico 5, trabalhando em carreiras circulares e realizando as trocas de cores necessárias. Feche com ponto baixíssimo e arremate o fio.

Via: site da circulo

Tags:

Sobre o Autor

artesanatototal

Sou Fabio Russo, desenvolvedor e administrador do site Artesanato Total desde 2015. A mais de 25 anos trabalho com diversos nichos de sites na Internet, sempre presando a qualidade em todos os projetos.

Sair da versão mobile