Pontos Crochê e Símbolos Práticos para impressionar no seu Bordado
Dicas especiais para treinar seus pontos no crochê para deixar seus trabalhos ainda mais profissionais
Ponto nº 1 – Ponto Correntinha
O ponto correntinha (corr) é o início de tudo, ele é base para todo trabalho confeccionado em crochê.
Confira o vídeo mostrando como segurar a linha e a agulha e como é feito esse ponto, mas antes de assisti-lo, preste atenção: aconselho você a fazer pelo menos umas quinhentas correntinhas antes de passar para o próximo ponto, não tenha pressa (a pressa é inimiga da perfeição), mesmo porque é impossível aprender tudo em um único dia.
Primeiro domine bem o manuseio do ponto correntinha para depois passar para o segundo ponto.
Vídeo nº 1 – Ponto Correntinha
Ponto nº 2 – Ponto Alto
Nos trabalhos em crochê o ponto alto (pa) é usado em grande escala, aliás é o ponto mais usado.
Para confeccioná-lo precisamos dar uma laçada na agulha antes de atravessar o ponto da carreira anterior… bem mas isso eu vou mostrar no vídeo a seguir… depois de assisti-lo, treine bastante.
Vídeo nº 2 – Ponto Alto
Ponto nº 3 – Ponto Alto Duplo
O ponto alto duplo (pad) é semelhante ao ponto alto que aprendemos anteriormente, a diferença consiste em dar duas laçadas na agulha antes de atravessa-la pelo ponto da carreira anterior.
Vídeo nº 3 – Ponto Alto Duplo
Ponto nº 4 – Ponto Alto Triplo
No ponto alto triplo (pat) daremos três laçadas na agulha antes de atravessa-la pelo ponto da carreira de baixo. Vocês estão notando que cada laçada a mais que damos na agulha para a confecção dos pontos altos faz com que eles fiquem maiores, e é esse mesmo o objetivo do aumento das laçadas.
Ponto nº 5 – Ponto Baixo
O ponto baixo (pb) é bem fácil, consiste em atravessar a agulha (sem nenhuma laçada), pelo ponto da carreira anterior, puxar uma linha ficando com duas linhas na agulha, em seguida dar uma nova laçada e atravessar pelas duas linhas que estão na agulha.
Vídeo nº 5 – Ponto Baixo
Ponto nº 6 – Ponto Baixo Duplo
No ponto baixo duplo (pbd), nós também atravessamos a agulha (sem laçada) pelo ponto da carreira anterior, puxamos uma linha por esse ponto, mas ao invés de passarmos essa linha pelas duas linhas que estão na agulha, passamos apenas pela primeira linha, em seguidas damos uma nova laçada e então atravessamos essa laçada pelas duas linhas que estão na agulha, fechando assim o ponto.
Vídeo nº 6 – Ponto Baixo Duplo
Ponto nº 7 – Ponto Baixíssimo
O ponto baixíssimo (pbx) é o ponto mais simples de fazer, é um ponto usado basicamente para fechar voltas de trabalhos ovais ou redondos, para fechar pontos picô e para arrematar trabalhos.
Vídeo nº 7 – Ponto Baixíssimo
Se você esta lendo esta frase é porque esta realmente com vontade de aprender! Parabéns!
No início pode parecer cansativo ter que ficar treinando muitas vezes o mesmo ponto, mas esse é o segredo treinar bastante, sem se preocupar em tecer peças completas, essa parte chata não dura muito, se você treinar uma hora por dia, durante uns vinte dias estará apta(o) a começar a construir sua primeira peça.
Vale a pena aprender, pois além de tudo é uma arte barata que não exige maquinário caro, se você errar o ponto é possível desmanchar e fazer de novo com a mesma linha; dá para fazer em quase todos os lugares, aproveitando momentos que talvez desperdiçaríamos, como por exemplo na sala de espera de um consultório médico, etc…
Fonte crochepassoapassocomluizadelugh.blogspot.com.br
Abaixo confira mais 45 modelos de pontos de crochê:
Sobre o Autor