A costura é uma arte muito linda e prazerosa de se fazer e com dicas para te ajudar é ainda melhor, então hoje vamos te ajudar com dicas técnicas muito boas par melhorar sua performance
Existem vários tipos de pontos, entretanto os que serão apresentados nesse post são os mais usados. Confira abaixo quais são esses pontos, enquanto algumas dicas para iniciantes na costura são descritas.
Aprenda costura Ponto Simples
Para começar tenha em mãos uma agulha e um fio, passe esse fio pelo buraco da agulha e dê um nó, unindo as extremidades dos fios.
Em seguida passe essa agulha por entre os tecidos duas vezes, formando um círculo com o fio e, então, passe a agulha por entre o círculo formando um nó.
Esse é o ponto mais simples, muito utilizado para juntar os tecidos de modo temporário, até que seja levado à máquina.
Uma dica para facilitar a remoção desses pontos de auxílio, é utilizar uma linha a qual seja numa cor contrastante com a cor dos tecidos.
Outra dica é fazer pontos frouxos para evitar que o tecido estrague naquele local.
Ponto Corrido na costura a mão
Esse ponto é como um alinhavo, porém o espaçamento entre linhas tracejadas é de menor distância.
Muito utilizado na máquina de costura, tem a função de unir partes descosturadas de uma peça de roupa por exemplo.
Passe a agulha pelo tecido fazendo um movimento como se fosse um caminhar da agulha sempre para a frente.
A dica é se atentar para a distância de cada passada da agulha, ou seja, procure fazê-las de modo uniforme, com o mesmo espaçamento.
Ponto Luva de costura
O ponto luva é utilizado, normalmente, para prender as bordas tecidos os quais possuem uma pré disposição a desfiarem.
Os pontos são costurados em sentido diagonal, sempre passando por três ou quatro fios da costura a qual você quer segurar para que não se desfaça.
Para que esse ponto tenha a sua função cumprida, a dica é fazê-lo com espaçamento bem curto.
Confira truques incríveis na costura
Ponto Invisível
Talvez esse seja um dos pontos mais úteis. O ponto invisível soluciona diversos problemas de costura.
Ele é feito com pontos bem baixos, utiliza-se a fim de unir duas beiradas dobradas de tecido ou uma única borda dobrada e outra esticada, ou, por fim, para finalizar a costura de um forro ou fazer os pontos finais nos materiais de artesanato que utilizam tecidos.
Para ajudar a fazer as dobras de modo simétrico, a dica é passá-las à ferro, sendo que o nó deve ficar escondido na parte dobrada do tecido.
Venha com a agulha para a frente e volte para o lado de dentro da dobra. Retorne com a agulha para o lado de fora da dobra e repita esses passos sucessivamente.
A costura deve ficar escondida por entre as dobras e os pontos maiores devem ficar pelo lado avesso dos tecidos.