Aprenda como medir tecido corretamente com técnica simples e nunca mais erras e desperdiçar seu material e consequentemente fazer projetos mais profissionais
Quem nunca comprou tecido a mais, e que muitas vezes tem um custo alto e ficou com aquele pedaço encalhado e desperdiçado? Lembramos para você que a melhor dica é nunca jogar os retalhos de tecido fora.
Caso queira saber o que você pode fazer com esses restos de tecido, confira essa maravilhosa matéria com dicas muito boas.
Mas a dica de hoje á para você evitar que sobre esse pedaços de tecido quando for fazer um determinado projeto de costura.
Pois bem, chega de sofrer, desperdiçar e usar metragens erradas em seus trabalhos. Isso vai melhorar seu rendimento e deixará seus trabalhos mais bonitos e delicados.
Saber calcular a metragem de tecido é algo indispensável para qualquer costura, seja profissional ou não.
A metragem irá de acordo com o modelo, circunferências e seus comprimentos.
Considerando um tecido com 1, 40 m de largura, vamos seguir os esquemas a baixo.
METRAGEM BÁSICA:
Devemos calcular 1x a medida do comprimento da peça (1 altura) + 20cm para margens de costura.
PEÇAS COM MANGA:
Devemos calcular 1x a medida do comprimento da peça (1 altura) + 1x comprimento da manga (1 altura) + 20 cm para margens de costura.
Obs.: Para pessoas acima do peso ou em casos de peças com evasê, acrescentar 30 cm.
GODÊ SIMPLES:
Calcular 1 ½ x a medida do comprimento + 50 cm + 10 cm para margens de costura.
GODÊ GUARDA CHUVA:
Calcular 2x comprimento da peça + 50 cm + 10 cm para margens de costura.
Para saia longa a metragem pode ser o dobro.
PREGAS E FRANZIDO:
Calcular 2x o comprimento + 20 cm para margens de costura.
Obs.: Para pregas e franzidos a metragem pode variar de acordo com a quantidade de pregas e franzido, para um cálculo mais exato tenha a modelagem em mãos.
Não se esqueça de lavar o tecido antes de cortar sua peça, lembre-se que o tecido encolhe (em caso de tecido plano, as malhas devem descansar no mínimo 3 horas antes do corte).
Se você quer aprimorar ainda mais e saber todos os detalhes de como aprender a Costurar, nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar ou aprimorar suas técnicas de costura e começar a faturar muito mais nessa área muito rentável.
Algumas informações retiradas do site: blogsigbolfashion.com