Como projetos com jardim vertical são cada vez mais frequentes, o mercado atualmente oferece diversas opções de estruturas para atender a todas as necessidades.
A estrutura correta para você, entretanto, dependerá do espaço disponível para o jardim vertical e de como você deseja que ele seja.
As treliças são estruturas metálicas originadas pelo entrelaçamento de diversas barras, formando um grande reticulado.
Assim, para espaços razoavelmente maiores é possível instalar treliças metálicas e construir seu jardim vertical com vasos pendurados.
Já quem deseja um painel repleto de plantas e com bastante volume a melhor opção é escolher as estruturas pré-moldadas, que podem ser feitas de concreto, plástico ou cerâmica.
Nesse caso, algumas estruturas devem ser colocadas rentes a um muro impermeabilizado e outras podem ser usadas sozinhas por oferecerem espaço para vigas de sustentação.
Outra opção de painel é o de madeira com estrado, geralmente feito de eucalipto.
Nesses casos, o painel retangular possui diversas ripas de madeira em sua extensão onde os vasos podem ser pregados ou pendurados.
Recomenda-se pregar o painel com estrado em um muro com ajuda de bucha e parafuso.
Já quem deseja um aspecto ainda mais natural pode optar pelo painel com fibra de coco para seu jardim vertical.
Essa técnica é indicada para espaços reduzidos e também para quem não deseja um grande volume de plantas, já que sua aparência permite ficar à mostra sem prejuízos para a decoração.
Quem não tem espaço na parte externa da casa ou não possui varanda ou sacada no apartamento não precisa desistir da ideia de ter um jardim vertical, pois com painéis internos é possível criar o sonhado jardim.
Nesses casos, o painel interno pode funcionar como um quadro vivo, mas é importante tomar cuidado com a umidade e possíveis vazamentos.
Imagens da Internet