Vamos aprender a fazer lindo bordado no estilo vagonite tradicional com um passo a passo muito legal de aprender e para quem não tem experiência nessa arte
O estilo do bordado vagonite é muito utilizado em barrados para toalhas grandes de mesa, toalhas de banho e rosto e em trabalhos decorativos como quadros e enfeites.
Curiosidades sobre o bordado vagonite
Vagonite é um bordado que se originou na Suíça e se espalhou pela Europa Central. Trajes e bordados típicos foram trazidos para o Brasil na bagagem de imigrantes que se estabeleceram no Sul após a Primeira Guerra Mundial.
É um derivado muito antigo do Ponto de Cruz da região do Tirol. A diferença é que o vagonite é feito do tecido de mesmo nome (ou seja, o VAGONITE é feito de tecido vagonite), com costura na frente ou não, semelhante ao quilting bem feito.
Leia também: Como fazer ponto feijãozinho de crochê passo a passo, para mantas e tapetes
As duas formas de desenho são geralmente tiras verticais ou horizontais que seguem a largura dos suspensórios mostrados na parte externa da roupa.
A perfeição do desenho da construção geométrica vem de peças acolchoadas, elegantes e refinadas, como: toalhas de banho, lençóis, panos de prato, toalhas de mesa ou toalhas decorativas listradas e jogos de banheiro. Existem outras variantes de vagonite, tais como:
Bordado Iugoslavo, Eslavo, Oitinho, Vagonite Riscado ou de contorno e vagonite em fita. São várias variações com lindíssimos detalhes e elegância.
Como fazer bordado vagonite tradicional passo a passo
Confira o passo a passo no vídeo logo abaixo e aprenda vários detalhes sobre a aplicação dos bordado vagonite tradicional.
Se caso for iniciante e estiver aprendendo, aplique em toalhas menores ou telinhas para treinamento e vá treinando até pegar a prática e aprender corretamente.