91 Dicas Especiais no Crochê que você tem anotar e ter sempre ao lado
Para que suas peças de crochê tenha sempre ótima aparência, algumas dicas:
– Utilize sempre a agulha adequada para cada fio;
– Tenha sempre as mãos limpas ao trabalhar;
– Quando necessário, lave a peça com sabão neutro, cuidadosamente, sem esfregar. Nunca deixe de molho;
– Enxague diversas vezes até retirar completamente o sabão;
– Não torça. Esprema a peça repetidas vezes para tirar o excesso de àgua;
– Nunca use o ferro de passar roupas diretamente sobre o trabalho;
– Acerte os bicos e detalhes e passe o ferro levemente pelo avesso da peça, sempre protegida por um pano fino e limpo;
– Não pendure. Seque a peça sobre um local plano;
– Com a peça ainda úmida acerte suas medidas e formato;
– As peças de decoração podem receber uma goma leve;
– As peças de vestuário depois de enxaguadas podem receber amaciante.
Dica de como endurecer crochê
Para endurecer peças de crochê existem à venda diversos produtos à base de resina. Mas há também algumas receitas caseiras que dão ótimo resultado.
Apresentamos abaixo duas dicas de receitas caseiras para endurecer trabalhos de crochê:
1-Levar ao fogo 2 colheres (sopa) de açucar, 2 colheres (sopa) de água até derreter o açúcar e ficar uma calda rala. LONGE DO FOGO juntar 2 colheres de álcool líquido. Mergulhe com cuidado o crochê na calda ainda quente. Moldar no formato desejado e secar ao sol.
Quando seca, fazer nova goma e aplicar com pincel, molhando bem a peça. Repetir o processo mais uma vez. Depois de completamente seca, passar uma demão de verniz.
2- Preparar um mingau com 1 litro de àgua, 3 colheres (sopa) de polvilho doce e 1 colher (sopa) de vinagre. Mergulhar a peça nesse mingau e escorrer.
Quando ainda úmida e moldar no formato desejado.
Para moldar as peças podem ser usados copos, tijelas, vidros e embalagens plásticas de diversos formatos. Com crochê endurecido podem ser feitos cestinhos, caixinhas, fruteiras, cachepôs e muito mais.
Outra maneira de endurecer o crochÊ em casa
Receita: 2 medidas de cola branca; 1 medida de água; e 1/2 medida de ácool.
Mistura-se tudo, embebe-se o trabalho na mistura e enforma-se num objeto devidamente envolto em plástico para não colar), do qual queiramos que o trabalho obtenha a forma.
Deixar secar. Depois de seco, passar uma demão de verniz acrílico fosco ou brilhante, ou o verniz vitral.
Ponte falso
Quando um trabalho é iniciado com correntinhas para a base, é comum o ponto ficar apertado no início da peça e mais solto no final, mesmo que seja usada uma agulha de número maior para fazer o fio de correntinhas iniciais.
– Para iniciantes em crochê, o ideal é usar linha ou lã grossa, ou ainda cordão grosso, que facilita o manuseio e a visualização dos pontos.
– A primeira carreira é a mais difícil porque as correntinhas de base, geralmente, ficam muito apertadas ou próximas umas das outras, dificultando a inserção da agulha. Então, eu sugiro usar uma agulha de um número maior do que aquele indicado no rótulo do fio, para dar folga. Em seguida, na segunda carreira, usar o número da agulha indicado.
– Se você tem o ponto apertado, utilize agulha mais grossa do que a indicada no rótulo da linha, lã, etc. Exemplo: se é indicada agulha nº 1,25, utilize agulha 1,5; se é indicada agulha nº 2, utilize agulha nº 2,5 e assim por diante.
– No começo de cada carreira deve-se substituir o 1º ponto por uma quantidade correspondente de correntinhas. O quadro abaixo indica o número correto de correntinhas para virar e as posições necessárias da agulha para todos os pontos e carreiras subsequentes.
– Se o trabalho começa por alguns pontos mais para dentro, então faça p.bxmo. até chegar ao ponto desejado. O p.bxmo. não interfere no trabalho. Em trabalhos circulares, sempre feche a carreira fazendo p.bxmo. na última correntinha que substitui o 1º ponto da carreira.
– Sempre deixe uma boa folga de fio no começo do trabalho, caso seja necessário acrescentar algumas correntinhas no início.
– A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de “Tensão”. A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugiro que você confira sua tensão como segue:
Faça uma amostra com 25 corr. e trabalhe 2 carreiras de p.a. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 p.a. centrais e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a numeração da agulha para conseguir a tensão correta.
Abaixo confira mais algumas dicas incríveis
Sobre o Autor