Separamos dicas para melhorar seu acabamento em costura e deixar suas peças mais profissionais
Essas dicas vão principalmente para aquelas que gostam de costurar roupas, sejam para elas, para os maridões, namorados ou filhos e filhas. E também para aquelas que ainda não aprenderam, mas que estão no caminho.
Geralmente as costuras internas das peças de roupa são finalizadas com o overloque, evitando assim que o tecido desfie. Mas para quem não tem overloque, existem outras maneiras de fazer esses acabamentos.
Antes de mais nada, precisamos pensar em três fatores antes de definir o acabamento que será feito nas costuras internas:
Qual é o tipo do tecido? Ele desfia muito? Ou não desfia?
A peça será muito usada? Como será lavada? Na máquina, à mão? Se a peça será muito usada e lavada à máquina, precisará de costuras mais reforçadas, mas se for uma peça pouco usada ou lavada à mão, pode ter acabamentos internos mais simples.
As costuras serão aparentes? Se a peça for forrada não precisa de acabamentos, mas se não houver forro precisa de boas costuras nas bordas internas.
1. PICOTAR: Com a tesoura de picotar (a de zigzag) corte a beirada do tecido.
Se o tecido for rígido e leve dá pra cortar as duas beiradas juntas. Nos outros casos, cortar uma beirada de cada vez. Lembrar de abrir as costuras com o ferro.
2. COSTURAR E PICOTAR: A 6mm da borda da margem de costura, costure uma pequena fileira de pontos pequenos e em seguida apare com a tesoura de picotar.
Esse acabamento é para quem quiser um efeito picotado, diminuindo a chance de desfiados.
3. VIRAR E COSTURAR: Vire a borda da margem de costura 3mm para baixo e passe.
Costure ao longo da borda da dobra. Para tecidos difíceis ou bordas curvas essa dobra pode aumentar para até 6mm, para facilitar o trabalho. Esse tipo de acabamento é indicado para tecidos leves e de peso médio, como um casaco curto sem forro, por exemplo.
4. CHULEAR À MÃO: Com a linha simples, dê pontos de chuleio nas bordas da margem de costura, com mais ou menos 3mm de profundidade e espaçamento de 6mm.
Não estique muito a linha. Esse acabamento é indicado quando o acabamento à máquina for inviável ou quando for mais indicado o chuleio manual. Bordas de lenço geralmente usam este acabamento.
5. ACABAMENTO EM ZIGZAG: Para esse acabamento, regule o ponto da sua máquina a um comprimento reduzido (cerca de 1,5mm). Costure rente à borda da margem de costura, sem sobrepô-la.
Esse é um acabamento rápido e eficiente e pode ser usado também em malhas, desde que aplicado com cuidado, sem esticar, para evitar ondulações.
6. CHULEAR À MÁQUINA: Regule a máquina para o ponto de chuleio, ou invisível (composto por 4 a 6 pontos retos e 1 de zigzag).
O bico do ponto de zigzag deve ficar sobre a borda do tecido. Se aplicar o ponto de chuleio, coloque o tecido para a direita da agulha.
Se você usar o ponto invisível o tecido deverá ficar para a esquerda. Esse processo pode substituir o ponto zigzag normal. Você pode usar também o overloque.
7. DEBRUAR COM VIÉS: Envolva a borda margem da costura com o viés dobrado (pode-se usar um viés pronto ou cortar um pedaço de tecido de forro).
Costure pelo lado de cima, bem na beirada do viés, pegando também a parte inferior deste. Esse acabamento com viés é indicado para costuras de casacos não forrados.
8. DEBRUAR COM TULE: Corte tiras de tule de 1,25cm de largura. Dobre-as no sentido do comprimento, deixando uma das partes um pouquinho maior que a outra.
Envolva a borda da margem de costura com a tira, deixando a parte mais larga por baixo.
Costure pelo lado de cima, na beirada do debrum, pegando a parte inferior também. Esse é um acabamento quase invisível e é indicado para tecidos delicados.
Dicas de Pontos a Máquina !
Tipo de pontos da costura
1: PONTO DE OVERLOQUE: Esse é um ponto de overloque com três linhas, usado para dar melhor acabamento às costuras e em bordas de tecidos;
2: PONTO RETO: Bom para costuras retas. Pode ter 5cm de comprimento no caso de alinhavos;
3: PONTO DE ZIGUEZAGUE PLANO: Ponto básico usado para vários tipos de acabamentos e aplicações;
4: ZIGUEZAGUE MÚLTIPLO: Para consertos e fixação de elásticos;
5: PONTO INVISÍVEL COM ZIGUEZAGUE: Usado para bainhas cegas, acabamentos de costuras e bordas decorativas;
6: PONTO INVISÍVEL: Para fixar a bainha à peça de modo invisível;
7: PONTO ELÁSTICO: Prático ponto decorativo, usado em diversas costuras;
8: SIANINHA: Usado quase sempre para pespontar, mas também é aplicado em costuras de encaixe;
9: PONTO CASA DE ABELHA OU FRANZIDO: Para pontos em linhas elásticas e costuras decorativas;
10: PONTO DE CHULEIO: Para dar melhor acabamento às costuras e bordas de tecido, em especial aqueles que desfiam com facilidade;
11: PONTO INVERTIDO: Prático ponto decorativo, usado para costuras em tecidos e malhas;
12: PONTO DE COSTURA ABERTA: Usado para unir partes da peça de modo decorativo;
13: PONTO CRUZ: Usado para unir costuras sem fazer volume em camadas de tecido elástico;
14: PONTO PULÔVER: Fechamento elástico para malhas grossas e jérsei;
15: PONTO DE BORDADO: Ou ponto margarida, um dos vários pontos decorativos;
16: Caseado flexível para malhas e tecidos com elastano;
17: Caseado redondo;
18: Caseado horizontal;
19: Caseado vertical;
20: Ilhós;
21: PONTO DE OVERLOQUE: Ponto de overloque com quatro linhas.”
FONTE: A Bíblia da Costura