Artesanato com madeira para decoração dos ambientes
Saiba como usar e abusar de artesanato em madeira na decoração de sua casa
Decorar a casa já se tornou uma atividade vista quase como obrigatória – o sinônimo de manifestação artística, de expressão de bom gosto.
Hoje, é comum falar em decoração com artesanato. No texto a seguir vamos mostrar como peças assim, de vários tamanhos e cores, podem deixar sua casa mais bonita.
Se você estava buscando ideias de como criar um ponto de interesse dentro da decoração de sua casa, fique atento.
Vamos lhe passar, a seguir, algumas sugestões de como usar e abusar das peças artísticas feitas à mão, em madeira, para dar um toque a mais de charme aos interiores.
Por que investir em obras de arte para a decoração de interiores
Quem aprecia trabalhos artesanais já deve estar sabendo como uma simples peça decorativa pode transformar por completo o visual de uma residência.
Um único objeto poderia deixar sua casa mais confortável e agradável, ideal para a apreciação e convivência. E, diferentemente do que é oferecido pela maioria dos produtos fabricados, por ter forte identidade, deixar o cenário com um visual único.
O artesanato tem uma importância bem grande na história do Brasil. Este país tão vasto, com tantas influências, foi capaz de produzir ou aprimorar diversas técnicas para o aproveitamento de madeira.
Isto inclui, obviamente, os produtos que são feitos especialmente para a decoração de residências. Uma arte original, de grande valor cultural, e que pode retratar a “alma” de uma sociedade.
Trabalhos artesanais com madeiras são desenvolvidos não só no Brasil, mas ao redor do mundo todo. Quando as pessoas visitam outros países costumam trazer consigo pequenas lembranças.
Esta é uma ótima oportunidade de misturar na decoração de casa o artesanato brasileiro, comprado na região, com o trabalho gerado por povos de outras culturas, adquirido em viagens internacionais. Um mix que tem tudo para dar certo e surpreender.
O artesanato é um trabalho que depende demais do trabalho de um artesão; além do mais, sua produção é em pequena escala, por isto deve ser tão bem valorizada.
Mas os arquitetos e designers já entendem isto e, portanto, sabem se valer desta produção para criar mil e uma possibilidades para os seus projetos. É um jeito – a baixo custo – de personalizar as residências, de criar espaços mais úteis e atrativos, e de gerar novas tendências.
Agora, nem só arquitetos e designers podem reconhecer valor e levar o artesanato para dentro dos interiores. Na verdade, qualquer pessoa poderia ter a sensibilidade de perceber como este tipo de objeto é capaz de provocar os sentidos das pessoas, quebrar a rigidez, acrescentar mais aconchego, e conferir estilo aos ambientes. Inclusive, em alguns casos, também ajudar na organização. E, em se tratando de madeira, tudo é possível.
“Você pode deixar a madeira como você quiser, com ar moderno ou vintage. A madeira é versátil porque aceita tudo e é um produto muito gostoso de trabalhar.” – artista plástica Silvana Chiodi, em reportagem de Revista Liberal.
Algumas ideias para artesanato em madeira
Um artesanato bem feito é mais do que um simples ornamentos para a casa, seria uma peça artística de representação da personalidade de seu criador e proprietário.
É possível montar uma decoração usando peças assim, criadas a partir de matérias-primas como a madeira. E, se o artesão ainda quiser, é possível, a partir disso, promover a inclusão social, fazer uso de materiais locais e da reciclagem – ou seja, sustentabilidade.
Existem diversas formas de se trabalhar com madeira para a produção de peças de artesanato para a casa – e muitas delas são bem fáceis de serem feitas. O legal é que o produto final é um conjunto de peças exclusivas.
Por exemplo, fruteiras; castiçais; molduras; nichos; relógios; painéis; base para pufes, bancos e mesas; base para luminárias; esculturas; estruturas de jardins verticais; casas de passarinhos; e outros mais.
Onde expor as peças mais bonitas de artesanato dentro de casa
Pensando especialmente nas artes em madeira, a pessoa pode ficar indecisa sobre onde colocar tais peças e com que tipo de decoração combinar dentro de casa. Como fazer para não deixar o item destoando do ambiente?
Bem, artesanatos assim ficam ótimos em composições rústicas. Agora, eles também podem combinar com cenários modernos – se não fugirem da mesma paleta de cores do local, claro.
Agora, a peça em madeira escolhida deve somar à decoração elaborada. Contudo, chegar a este resultado parece ser mesmo algo difícil, que requer muita atenção e sensibilidade.
Mas não é nada que não se possa resolver com planejamento. É possível usar artesanato em madeira em sala, quarto, escritório, varanda e mais – ou seja, em praticamente todos os cantos da casa.
Uma boa ideia é colocar uma arte em madeira dentro do hall, frente à porta de entrada, fazendo a recepção das pessoas.
Na sala de estar, sobre a mesa de centro; mesa lateral; e também no aparador, atrás do sofá.
Na área das refeições, em uma prateleira da cristaleira, sobre o buffet e mesa de jantar – ou na parede principal atrás dela. No quarto, atrás da cama. E, no office, sob uma estante ou bancada de trabalho.
Arte em madeira têm tudo a ver também com jardins. Nesse caso, certas peças podem ser posicionadas em cantos especiais em meio às plantas.
Elas destacariam pontos estratégicos do paisagismo e deixariam o cenário muito mais harmonioso, com um toque bem romântico.
Contudo, é mesmo dentro de casa que você encontrará as melhores oportunidades de usar artesanato como aliado da arquitetura e do design.
Agora, está na hora de pôr as ideias em prática. Inspire-se nas imagens deste post e use seu talento mais o artesanato em madeira para decorar sua casa.
Essas dicas de como decorar uma casa com artesanato em madeira foram criadas pela equipe Viva Decora.
Sobre o Autor