Para as mamães com bebezinhos, esse conjunto de vestidinho e boina de crochê é um encanto de ternura e é bem simples de fazer
Procurando na Internet por peças de crochê para enxoval de bebê, me deparei com esse conjuntinho lindíssimo e muito fofo com vestido e boininha.
Quando vi fiquei encantada, é uma gracinha para usar em bebês de até 9 meses, e o melhor de tudo é que é muito simples de fazer usando as técnicas de crochê. E dá para adaptar para fazer em modelos menores e maiores.
Eu como amo fazer crochê, com certeza já comecei pela boininha e fiz em 2 dias! O vestidinho por ser mais complexo, acredito que levará mais dias. Mas é bem fácil também de aprender a fazer.
Se você que esta lendo essa matéria já for adaptada com o crochê, com certeza fará esse conjuntinho em pouco tempo. E o mais legal é que dá para varias nas cores e fazer diversos modelinhos, para bebezinha menina.
Eu estou pensado até em fazer esse conjuntinho e oferecer para minhas clientes mamães ou que tenha algum parente ou amigo com bebê! Com certeza será uma ótima pedida para aumentar as vendas, o que acham, vai valer a pena né??
Veja também: Encanto de blusa de crochê romântica com gráfico e como fazer
Inclusive, tenho uma amiga muito especial que está com sua filhinha linda bebezinha de 7 meses, irei fazer um lindo modelinho desse conjuntinho para presenteá-la 🙂
Bom, como todos perceberam, eu amei esse conjuntinho de vestido com boina! A boininha é simplesmente uma graça, e fica lindo quando colocado no bebê.
Esse projeto eu encontrei no site da círculo e e artesã Vilma Maurer que executou os trabalhos. Resolvi compartilhar aqui no site para quem mais desejar fazer ou aprender a fazer essa belezinha. Espero que gostem, o material e o passo a passo estão logo abaixo.
Material usado para as peças
Mais Bebê Soft (100g): 1 nov. na cor 10 (branco), 1 nov. na cor 640 (azul marinho);
7 botões brancos (1x1cm);
Ag. para crochê Círculo 2,0mm;
Papel vegetal; Lápis; Tesoura.
Como fazer conjunto de crochê vestidinho e boina passo a passo
Pontos crochê utilizados:
corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, 2 pts.a.c.: 2 pontos altos cruzados, p.a.r.f.:
ponto alto em relevo pegando pela frente do p. da carr. anterior, p.a.r.a.: ponto alto em relevo pegando por trás do p. da carr. anterior,
ponto caranguejo – é o p.b. ele é trabalhado da esquerda para a direita, será a base da boina.: siga o diag. 1
borda da boina: siga o diag. 2, ponto fantasia (A): siga o diag. 3, ponto fantasia (B): siga o diag. 4, ponto fantasia (C): siga o diag. 5, pala esquerda: siga o diag. 6.
Abreviaturas para facilitar a execução – p.: ponto, pts.: pontos, v.: vezes, nov.: novelo, carr.: carreira, ag.: agulha, trab.: trabalhe ou trabalhando, diag.: diagrama, rep.: repetição ou repetições.
Amostra – Um quadrado de 10cm em p.a., na ag. de 2,0mm = 24 pts. x 10 carr..
Execução: Usando o papel vegetal, transfira os moldes para sempre ter a referência na hora de fazer as peças. atente-se as setinhas do esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Base da boina:
Passo 1
Vamos iniciar o projeto pera base da boininha, para isso, use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft branco, inicie a peça pelo topo da cabeça.
Passo 2
Seguimos com um anel mágico, 1ª carr.: 3 corr., 1 p.a., *2 corr., 2 p.a.*, rep. de *a* por mais (5 v.), 2 corr., 1 p.bx. para fechar a carr.. Da 2ª até a 14ª carr. continue seguindo o diag. 1.
Passo 3
Faça o arremate no barbante.
Passo 4
Borda da boina: Essa hora temos de mudar para o fio Mais Bebê na cor azul marinho e trab. acompanhando o diag. 2 e o p. de rep. da 15ª até a 19ª carr.. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx.
Vestidinho:
Passo 1:
Vamos fazer o vestido e para isso, use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft branco, inicie a peça pela faixa central da cintura trab. partes das costas direita e esquerda e parte da frente de uma só vez.
Passo 2:
Seguindo, Trab. um cordão de 10 corr., 1ª carr.: 1 corr., 10 p.b.. Da 2ª até atingir o comprimento de (48cm) continue a faixa no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o p. de rep..
Passo 3:
Quando acabar de fazer a fazer a faixa unir a última carr. no cordão inicial com p.bx., formando um arco (faixa central da cintura do vestido).
Passo 4:
Atendo-se a parte superior desse arco trab. a parte da frente e costas direita e esquerda no p. fantasia (B) acompanhando o diag. 4, os pts. de rep. e o molde. Trab. em carr. de ida e volta.
Passo 5:
Para a parte inferior do arco trab. a saia no p. fantasia (C) acompanhando o diag. 5, os pts. de rep. e o molde. À (14cm) de comprimento desde o início da saia arremate o fio. Trab. em carr. circulares.
Passante:
Passo 6:
Para fazer o passante, use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft branco, inicie a peça com um cordão de 10 corr., 1ª carr.: 1 corr., 10 p.b.. Da 2ª até a 4ª carr. continue a peça no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1. Faça mais 3 peças igual e reserve-as.
Cinto:
Passo 7:
O cinto é bem simples, use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê na cor azul marinho, inicie a peça com um cordão de 10 corr., 1ª carr.: 1 corr., 10 p.b.. Da 2ª até atingir o comprimento de (48cm) continue a faixa no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1 e o p. de rep.. Em uma nas pontas do cinto pregue 2 botões.
Montagem e acabamentos:
Passo 8:
Preste atenção nesse momento de acabamento e montagem, use a ag. de tapeçaria e o fio Mais Bebê Soft branco e una os ombros (6cm) e as laterais parte superior (7cm). Pregue 2 passantes na parte da frente e 2 passantes na parte das costas.
Passo 9:
Seguindo, vamos retornar para a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Mais Bebê Soft branco e trab. na pala esquerda das costas acompanhando o diag. 6 e o p. de rep. trab. em carr. de ida e volta.
Passo 10:
Na hora de fazer a pala das costas direita trab. 2 carr. de p.b., nesta pala pregue os 5 botões. Altere para o fio Mais Bebê na cor azul marinho e trab. como acabamento ao redor do decote, cavas e barra 1 carr., de p.b., em seguida 1 carr. do p. caranguejo.
Passo 11:
E para finalizar a peça, passe o cinto nos passantes do vestido.
Artesã: Vilma Maurer