Você acha que pregar zíper é difícil? Hoje vamos aprender uma maneira bem fácil para deixá-los perfeito e nunca mais errar
Muita gente acha que é difícil colocar zíper em peças de roupas, bolsas, necessaire, mas é mais fácil do que parecer.
Pra deixar essa tarefa mais fácil, é só conhecer alguns macetes de costura. Mas não deixe de lado o treinamento diário.
Coloque em prática o que você irá aprender aqui e treine em pedaços de tecido para quando for fazer seus trabalhos você não ter problema em perder tempo ou errar.
Vamos te ajudar nessa tarefa e mostrar como pregar zíper de forma prática e bastante simples.
A técnica deixa o zíper convencional bem escondido no tecido, é muito útil e deixo o acabamento perfeito em almofadas, vestidos, bolsas, camisas, etc.
Garantimos que com esse passo a passo você vai aprender de uma vez por todas a pregar zíper e nunca mais errar.
Aprenda mais sobre o zíper e suas partes, confira a imagem abaixo:
Conheça as Partes do Zíper
O zíper é composto por: pontas superior e inferior, que são a terminação do tecido; terminais superior e inferior, que são as pequenas pecinhas que travam a saída do cursor; cursor, que é o nome dado a parte que a gente puxa para abrir e fechar; e cremalheira, que são os de dentinhos do zíper.
Você deva também aprender como preparar o zíper antes de colocá-lo.
- Como testar o zíper
Muito importante conferir se o zíper esta funcionando antes de pregá-lo. Teste-o abrindo e fechando. Já pensou fazer seu trabalho e só depois ver que o zíper não abre?
2. Pré-lavar o zíper
Apenas lave o zíper se o mesmo for feito de algodão. Essa pré-lavagem evita que ele encolha. Caso for de materiais sintéticos, não tem necessidade de lavar
3. Passar o zíper
Usando a temperatura baixa do seu ferro de passar, passe o zíper dos dois lados. Essa etapa é muito importante para remover dobrinhas e vincos.
Como Pregar Zíper passo a passo
Você vai precisar de:
Peça onde será pregado o zíper
Zíper (uma dica é já comprar cortado no tamanho necessário para a sua peça)
Cola em bastão de boa qualidade
Máquina de costura equipada com linha e calcador (ou sapatilha de zíper)
Ferro de passar
Dicas legais para pregar zíper: Utilize a mesmo cor de linha e o zíper, seu projeto ficará mais bonito. Usando calcador próprio você conseguirá um acabamento perfeito e muito melhor do que usar um calcador comum.
Passo a Passo
1. Passe cola em bastão no tecido da frente do zíper. Cuidado para não colocar cola nos dentes do zíper.
Dica: Não utilize a cola em tecidos finos. Essa aplicação da cola serve para segurar o zíper na posição correta para passar a costura final. NO caso de tecidos finos o mais indicado é usar o pesponto ou alinhavo – costura com pontos largos e com a linha frouxa.
2. Posicione o zíper com cola sobre a parte de dentro do tecido costurado e com abas medindo cerca de 2 cm. Alinhe os dentes do zíper com a costura.
3. Com o ferro em temperatura bem baixa pressione sobre o zíper. Esse é um truque para deixar o zíper bem reto na hora de passar a costura.
Dica – Não utilize o ferro muito quente.
4. Agora você deve virar o tecido para o lado direito e fazer a costura reta em uma das abas do zíper. Desça até a parte inferior, após a parte do metal.
5. Depois de traçar a primeira linha, faça uma costura menor, na horizontal, para prender o final do zíper. Depois, suba a costura fazendo um traço vertical também do outro lado. Por fim, costure uma linha no topo do zíper. O objetivo é formar um retângulo.
Dica: Muito cuidado para não passar a agulha por cima da parte do quadradinho de metal na parte inferior do zíper. Se isso ocorrer, o zíper pode quebrar e você terá de refazer o trabalho. Uma dica é marcar um traço com um lápis logo abaixo dessa pecinha para guiar a costura e ajudar na hora de finalizar.
6. Para descobrir o zíper, basta desfazer a costura central com muito cuidado.
Como você viu, basta unir as duas partes do tecido com uma costura linear bem simples e costurar o zíper bem rente a ela.
Depois, é preciso desfazer a costura central para ter acesso ao zíper. E está pronto! Muito fácil né ??
Agora é colocar essas dicas em prática e testar em seus trabalho. Boa sorte e muito sucesso!