Se procura aprender como pintar MDF e como fazer essa técnica de forma correta, confira as dicas e informações nessa matéria
O que é o MDF ?
O MDF é um material manufaturado usado na construção e fabricação. É um produto amplamente utilizado e é frequentemente utilizado para a construção de armários e móveis.
É um composto de fibra de madeira projetado usando resina sintética, cola e fibra de vidro. O MDF pode ser facilmente lixado, perfurado e desmontado sem quebrá-lo.
Também é um excelente material para fazer tábuas de corte, pois resiste a bactérias e manchas de alimentos.
Para que é utilizado o MDF ?
O MDF é um material muito comum usado na construção e fabricação. É uma alternativa barata à madeira e geralmente é tingida, folheada ou impressa para dar uma aparência finalizada.
Também é resistente à umidade, calor e à maioria dos produtos químicos, por isso é ideal para aplicações externas.
O MDF é uma boa escolha para criar produtos duráveis e de fácil manutenção. Também não é tóxico, por isso é seguro para pessoas e animais ficarem perto enquanto trabalham com ele.
Existem muitas maneiras de criar uma pintura em MDF; uma das mais comuns é aplicar tintas acrílicas diretamente na superfície.
Artesanato com o MDF
Use pincéis, rolos, facas e até as mãos para pintar o MDF. Você também pode aplicar adesivos, papel machê, colagem, decalques e até mesmo chapas de metal para criar obras de arte exclusivas.
Pode-se até usar texto para decorar sua peça; isso faz uma bela sinalização ou detalhes para sua casa ou projeto.
Uma vez que sua arte esteja terminada, você pode envernizar seu MDF para selar toda a tinta aplicada. Isso oferece proteção extra contra sujeira, umidade e danos causados por elementos externos, como chuva ou neve.
Você também pode manchar ou envernizar seu MDF para fazer com que pareça madeira; isso lhe dá um controle criativo extra sobre como seu produto acabado se parece com madeira.
Veja também: Dicas para trabalhar com o feltro e como passar molde para costuras e projetos
Outra dica é aplicar várias cores para fazer sua superfície parecer amadeirada ou usar uma cor sólida com alguns detalhes para fazer seu projeto parecer com grãos de madeira nele.
O MDF é uma excelente alternativa para materiais naturais como madeira ao criar projetos que precisam de durabilidade ou estética.
É fácil de trabalhar, cria belas peças de arte e pode ser tingido ou envernizado para dar a aparência de materiais naturais como a madeira. Esperamos que esta informação o ajude ao trabalhar com este material comum!
Sugestões para Pintar MDF
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu artesanato. Caso a sua peça de MDF vier sem bom acabamento, áspera e com irregularidades, lixe-a inteiramente e limpe-a, antes de iniciar a pintura.
Aplique uma camada de tinta PVA branca ou uma camada de primer para madeira branco, com o auxílio do pincel, e antes do pedaço pintado secar, passe o rolinho por cima, para tirar as marcar do pincel. Deixe secar a primeira camada e aplique outra.
Incrível isso: Diferente barrado de crochê símbolo caracolado que fica lindo para aplicar
Se o MDF for muito escuro, aplique uma terceira camada de tinta branca ou de primer branco. Deixe secar muito bem. Depois pinte toda a peça de MDF com a tinta acrílica colorida ou tinta PVA colorida. E também aplique sempre o rolinho por cima da tinta aplicada com o pincel.
A pátina é uma técnica de pintura onde você aplica uma tinta por baixo, deixa secar, e por cima aplica outra cor de tinta. Então, enquanto a segunda tinta ainda está úmida, passa uma escova pela peça, para deixar entrever a primeira tinta.
O efeito marmorizado você consegue aplicando uma camada de tinta colorida e por cima dando batidinhas com uma sacola de plástico amassada