Como fazer forro de cama mesmo sem saber costurar, vem aprender a fazer
Aprenda de forma em simples como fazer forro de cama com de uma maneira fácil e prática que mesmo sem ter prática na costura você conseguirá fazer
Nada mais prático do que sempre ter facilidade e rapidez nos afazeres de seu dia a dia não é mesmo? Então para te ajudar, iremos ensinar como fazer lençol de elástico bem bonito e prático para deixar sua cama linda e aconchegante.
Essa dia é muito especial pois você pode fazer modelos lindos de lençóis de cama, tanto para cama de casal quanto de solteiro. Basta escolher o tecido estampado desejado e fazer seus trabalhos.
A amiga Eliana Zerbinatti, da Country Craft Studio, vai ensinar como fazer um lindo lençol de elástico para você utilizar na sua cama ou até mesmo presentear alguém.
No passo a passo ela ensina também a colocar o elástico no lençol de baixo, fazendo com que fique muito fácil e rápido para arrumá-lo na cama.
O resultado final é muito bonito e você pode fazer em outros tecido e estampas. Se você já tiver mais experiência e quiser incrementar ou fazer de um tamanho maior, faça e mostre-nos o resultado!
Como fazer forro de cama passo a passo
Para fazer o nosso lençol de cama para forra, iremos precisar de alguns materiais simples e baratos, confira a lista.
Materiais que irá precisar:
– Máquina para costurar
– Lençol de baixo (com as medidas da sua cama)
– Ferro para passar
– Linha e alfinetes e Agulha grande
– Elástico chato
– Trio para patchwork
– Abridor de casas
– Caneta e Tesoura amolada
As medidas do colchão desse tutorial estão nos padrões 1,96 x 0,88 x 0,15 m,
Mas você pode ficar a vontade a fazer na medida que desejar.
Você deve começar tirando toda a bainha do lençol usando uma tesoura amolada para não morder o tecido.
Depois de cortar a bainha, você deve dobrar lençol ao meio no seu comprimento e, em seguida, de novo no sentido de sua largura. Você deixará a peço no formato retangular.
Veja também: Como fazer bainha perfeita em canto mitrado.
Marque a distância de 98 cm (a metade do comprimento do colchão) – a partir da dobra com maior comprimento – e depois outra segunda linha de 44 cm (a metade da largura do colchão) – contados também à partir da dobra do lado menor do retângulo.
As medidas vão se encontrar e devem ser feitas no limite da lateral onde as pontas abertas do tecido se encontram. As marcações servirão para qualquer padrão de colchão
Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar ou aprimorar suas técnicas de costura e começar a faturar muito mais nessa área muito rentável.
Usando a régua você deve marcar a área que tem de ser cortada.
Lembre-se: Os recortes serão feitos na extremidade onde as pontas “abertas” do lençol se encontram
Corte com a tesoura a área marcada, fazendo 4 quadrados
Para cada uma das quatro partes do lençol, junte as extremidades resultantes da retirada do respectivo quadrado. Você deve utilizar a máquina de costurar para isso.
Depois, faça uma bainha dupla de 0,75 cm costurando à máquina toda a volta do lençol
Use a costura recém feita em cada uma das pontas do lençol como referência para marcar a distância de 40 cm de cada lado.
Esses serão os locais que você deverá desmanchar a bainha para passar o elástico. Use o abridor de casas ou a ponta da tesoura para descosturar
Corte com a tesoura 35 cm de elástico e passe-o em uma das pontas do lençol com a agulha grande
Deixe uma pequena sobra para o lado de fora da bainha e, depois, fixe a ponta do elástico que sobrou, costurando-a duas vezes com a máquina de costura
Corte a pontinha que sobrou com a tesoura, para arrematar o trabalho
Pelo outro orifício, puxe o elástico e corte 5 cm, fixando-o em seguida com a máquina de costura, como o feito na primeira parte da aplicação. Corte a sobra para dar acabamento.
Depois de repetir a operação em cada canto do lençol, a peça está pronta para o uso
Sobre o Autor