Capa de Sofá usando Restos de Tecido sem ter experiência na costura
Aprenda de uma maneira bastante fácil como fazer lindos modelos de capa para sofá, o mais legal é que não requer experiência na costura.
A capa de sofá é muito interessante ser usada como um item de decoração e utilidade.
Além de deixar o sofá e cômodo ainda mais decorado e bonito, ele tem também a função de proteger o sofá.
Pode-se fazer a capa de sofá usando diversas técnicas e inúmeros tipos de materiais. Um dos mais usados são os tecido, que pode ser o tecido chita, tecido estampado, de cores mais neutras, entre outros.
Separamos uma vídeo aula muito interessante e fácil para você aprender a fazer, confira agora e bons trabalhos.
Leia também: Como fazer lençol de elástico para cama de casa e solteiro usando técnica bem fácil.
Como fazer Capa de sofá passo a passo
Créditos do Vídeo: Casa da Nanna
Hoje é possível encontrar diversos modelos modernos de capa de sofá. As capas se encaixam perfeitamente a qualquer estilo e tamanho de sofá. As capas de sofá são práticas e facilmente removidas para serem lavadas.
Geralmente eles são fabricados em tecido macio, com cores sólidas, com ou sem estampa, que são facilmente combinados com a decoração da sua sala e outros móveis no ambiente.
Acompanhe dicas de como vestir seu estofado em grande estilo. Esta alternativa pode ser útil para a sua casa. Pois você poderá até tirar para lavar quando bem entender. Vamos ao passo a passo que nós achamos no site Casa com as dicas do tapeceiro Marceno Alves de Souza. Espero que gostem!
Materiais necessários:
– Linha de algodão, tesoura e fita métrica.
– Tecido para a execução da capa.
Como mostra na ilustração, meça cada área do sofá.
É preciso medir cada área do sofá: assento, braços, encosto e plaquetas.
De acordo com as medidas, corte a sarja deixando aproximadamente 2 cm a mais de cada lado para a costura. No encontro entre assento e encosto, deixe uma margem de tecido maior, com pelo menos 3 cm, isso irá proporcionar que você possa prender a capa no vão do estofado.
Pegue cada parte do tecido cortado e leve até o sofá para apare as sobras em cima dele.
Um molde pode te auxiliar nas áreas irregulares. Alfinete um pedaço de papel kraft no estofado e use a tesoura para cortar bem rente à peça. Use o modelo que você produziu para cortar o tecido.
Costure o assento e também o encosto. Após isto, costure os braços e plaquetas. Se você utilizar a costura dupla na capa, ela ficará bem mais resistente.
Para a inserção de um zíper – que melhora a instalação da capa, o tecido das costas do sofá deverá ser então dividido em duas partes. Na hora que você for cortá-las, reserve uma sobra de 4 cm para cada lado.
Coloque o zíper virado do avesso e realize a costura em um dos lados – na borda do tecido. Vire e faça uma dobra com a sarja, isto esconderá o fecho. Faça este processo do outro lado também.
Costure as costas no resto da capa e deixe a abertura do zíper embaixo.
Pegue a capa e ponha sobre o sofá, agora risque a barra utilizando um lápis.
Com este risco servindo como guia para fazer o corte da sarja, realize mantendo de 3 a 5 cm de margem.
Para fazer o acabamento da barra: pegue tecido, dobre (de maneira que esconda a beirada até o limite do traçado) e costure.
A dica de Marceno para deixar a capa ainda mais rígida é pespontar a costura. Para fazer isto é preciso que em todas as áreas de junção de tecidos, você passe novamente a máquina, costurando a aproximadamente numa pequena distância de 3 mm da costura original.
Informações do passo a passo captadas no site: casa.abril.com.br
Imagens da Internet
Sobre o Autor