Confira algumas dicas especiais para transformar o seu crochê em uma ótima fonte de renda e se profissionalizar ainda mais nessa arte tão encantadora
Fazer crochê é uma arte muito divertida e prazerosa, e se você quiser transformar isso em uma arte mais profissional, é só seguir algumas dicas importantes para que o seu negócio decole do jeito certo.
Nessa matéria separamos dicas especiais para crescer nessa profissão, se você é iniciante nessa arte linda que é o crochê aproveite todas as dicas de hoje e não desista dessa profissão que é apaixonante.
Para quem já conhece o crochê e já faz projetos ou até mesmo já trabalho profissionalmente, essa é a hora de se aprofundar ainda mais e alavancar sua profissão.
Confira algumas dicas cruciais para te ajudar a alavancar no crochê, render mais em seus trabalhos e consequentemente conquistar mais clientes.
Escolha da linha corretamente
Sempre fique atenta ao tipo de fio de barbante que irá comprar. Dependendo o projeto que irá fazer, caso for jogo de banheiro, tapete ou bolsa, sempre use fios de barbantes com espessura mais grossa, eles irão garantir mais durabilidade aos seus trabalhos.
Caso for fazer toalhas de mesa, itens para decoração de casa ou uma peça de roupa, é a hora de usar os fios mais leves, com textura mais delicadas e suaves e com confecção torcida ou dobrada. Sendo assim, sempre fica atenta a escolha correta o fio para fazer o seu crochê
Como selecionar a agulha
No mercado você encontra inúmeros tipos e modelos dos mais diferentes tamanhos e materiais. O mais importante para escolher a agulha de crochê certo é o tipo de trabalho que você irá fazer e com qual linha vai usar.
Agulhas mais finas são ótimas para pontos mais apertados. Já as mais grossas, para os pontos mais soltos. Repare sempre nos rótulos das linhas, eles indicam qual agulha é melhor para se usar, mas nada impede de você usar qual desejar.
Leia também: 60+ Dicas que você precisa saber quando for fazer crochê
Mudanças e Deformações
Materiais pronto, é hora de trabalhar! Muita atenção no relaxamento dos pontos. No início de um projeto sempre começamos a fazer com pontos mais firmes e apertados, o que é o correto, e com o tempo, sem perceber, vamos relaxando essas pontos. Atente-se a isso e evite isso, sempre faça pontos firmes.
Mantenha sempre a mesma tensão em todos os pontos de seu trabalho, assim você terá um trabalho mais profissional e com acabamentos perfeitos.
Caso precise ou deseja aumentar uma peça, tome muito cuidado para distribuir bem os pontos. Quanto maior o trabalho, menor será o número de pontos aumentados.
Mesmo quando for seguir um gráfico de crochê ou receita, sempre anote cada ajuste que você fizer, isso ajuda a não se perder e a ter sempre o controle do que está fazendo. Assim fica mais fácil caso queira tecer peças parecidas.
Manter conservadas e bonitas
Você deve tomar alguns cuidados depois de ter a peça pronta. Utilize sempre sabão neutro na hora de lavar seus trabalhos de crochê, nunca esfregue e, não deixe de molho se as peças forem coloridas.
Enxague várias vezes, até retirar todo o sabão e não torça, mas sim, esprema para tirar o excesso de água. Você pode usar o amaciante depois de enxaguar bem seus trabalhos.
Para secar, deixe a peça sobre um local plano para evitar deformações. Evite sempre usar o ferro de passar direto nas peças. Use um pano bem fina nas peças virada do avesso.
Dê aulas de crochê
Se você for uma crocheteira de mão cheia mais não sabe como divulgar mais o seu trabalho, arrisque-se em dar aulas. Comece com algumas pessoas e vá crescendo.
A Internet é um ótimo lugar para isso, você pode criar um cana no Youtube e começar a publicar vídeos com dicas de crochê e posteriormente oferecer aulas particulares ou fazer turmas par ensinar pontos e trabalhos de crochê.
Inove-se, o mundo atual esta cheio de oportunidades, basta ter coragem e começar.
Cooperativa de crocheteiras
Existem cooperativas onde mulheres se reúnem pra fazer coletivamente. Não tem dono, são mulheres determinada que se reúnem para fazer o que mais ama, que é fazer crochê.
Todas são donas e dividem os lucros e as despesas. A maioria possui sites, página no Facebook, Instagram e outras redes sociais para ajudar na divulgação de seus trabalhos.
Esse método gera muito lucro e retorno. Além de fazer trabalhos de crochê, que é o que mais adoram, as vendas acontecem naturalmente.
Venda consignada
Produza seus artigos e repasse-os para outros revendedores. Pessoas que compram suas peças por um preço mais barato para revendê-los. Existem muitas ‘sacoleiras’ fazem essa trabalho e você acaba gerando emprego.
Venda em sites especializados de artesanato
Na Internet existe inúmeros sites que lhe ajudam a vender seu produto online. Um exemplo muito bom é o ELO7.
É muito simples de criar a sua conta lá e começar a divulgar seus trabalhos. Basta fazer o upload da foto e colocar seu preço.
Geralmente a mercadoria é enviada pelo correio. No Mercado livre também pode ser um ótimo lugar para vender seus produtos.
As vendas online sé tem crescido de uns tempos para cá e a tendência é aumentar ainda mais. Sendo assim, não perca tempo e comece agora mesmo a divulgar seus trabalhos online.
Aprimore seus pontos de crochê
Sempre pense em evoluir e melhorar ainda mais seus trabalhos. Confira dicas para aprimorar seus pontos de crochê e manter sempre o seu trabalho em um nível profissional.
RECOMENDAMOS: Nós da Artesanato Total recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.