Que tal aprender com técnica muito fácil como fazer linda capa de sofá para 2 e 3 lugares, sem ter muita experiência na costura?
Hoje é possível encontrar diversos modelos modernos de capa de sofá. As capas se encaixam perfeitamente a qualquer estilo e tamanho de sofá. As capas de sofá são práticas e facilmente removidas para serem lavadas.
Hoje é possível encontrar diversos modelos modernos de capa de sofá. As capas se encaixam perfeitamente a qualquer estilo e tamanho de sofá. As capas de sofá são práticas e facilmente removidas para serem lavadas.
Geralmente as capas de sofá feitas de tecido macio, com cores sólidas e neutras para dar um charme todo especial, podendo ser com ou sem estampa, e que combinam com a decoração da sua sala e outros móveis no ambiente.
Capa de sofá de canto
Os modelos são os mais diversos, as capa de sofá de canto tem um estilo todo diferente pois é feito para embelezar aquela peça que sempre fica ali perdida no cantinho de algum cômodo.
Capa de sofá retrátil
Modelos de capa de sofá retrátil também pode ser feitas artesanalmente, sabendo as medidas exatas do sofá e quando precisar abrir ou retrair o seu sofá a capa se aconchega perfeitamente.
Capa de sofá de crochê
Outra dica muito legal são as capa de sofá de crochê, onde toda a beleza dos pontos de crochê se tornam o formato do sofá e dá toda a elegância tanto para sofás de 2 lugares com os maiores de 3 e 4 lugares, e deixando a sala com um decoração incrível.
Leia também: Bordado especial no xadrez com técnica fácil de aprender em toalhas
Capa de sofá impermeável
Se você tem crianças em casa, pode preferir as capa de sofá impermeável, elas são ótimas para evitar que molhe seu lindo sofá.
Quem tem criança pequena sabe como é, aquele lanchinho da tarde vendo TV no sofá da sala pode causar muitos danos ao seu sofá caso caia refrigerante, sucos ou até mesmo água.
Como costurar capa de sofá passo a passo
Vamos ao passo a passo que nós achamos no site Casa com as dicas do tapeceiro Marceno Alves de Souza. Espero que gostem!
Materiais necessários:
– Linha de algodão, tesoura e fita métrica.
– Tecido para a execução da capa.
Como mostra na ilustração, meça cada área do sofá.
É preciso medir cada área do sofá: assento, braços, encosto e plaquetas.
De acordo com as medidas, corte a sarja deixando aproximadamente 2 cm a mais de cada lado para a costura.
No encontro entre assento e encosto, deixe uma margem de tecido maior, com pelo menos 3 cm, isso irá proporcionar que você possa prender a capa no vão do estofado.
Pegue cada parte do tecido cortado e leve até o sofá para apare as sobras em cima dele.
Um molde pode te auxiliar nas áreas irregulares. Alfinete um pedaço de papel kraft no estofado e use a tesoura para cortar bem rente à peça.
Use o modelo que você produziu para cortar o tecido.
Costure o assento e também o encosto. Após isto, costure os braços e plaquetas. Se você utilizar a costura dupla na capa, ela ficará bem mais resistente.
Para a inserção de um zíper – que melhora a instalação da capa, o tecido das costas do sofá deverá ser então dividido em duas partes. Na hora que você for cortá-las, reserve uma sobra de 4 cm para cada lado.
Coloque o zíper virado do avesso e realize a costura em um dos lados – na borda do tecido. Vire e faça uma dobra com a sarja, isto esconderá o fecho. Faça este processo do outro lado também.
Costure as costas no resto da capa e deixe a abertura do zíper embaixo.
Pegue a capa e ponha sobre o sofá, agora risque a barra utilizando um lápis.
Com este risco servindo como guia para fazer o corte da sarja, realize mantendo de 3 a 5 cm de margem.
Para fazer o acabamento da barra: pegue tecido, dobre (de maneira que esconda a beirada até o limite do traçado) e costure.
A dica de Marceno para deixar a capa ainda mais rígida é pespontar a costura.
Para fazer isto é preciso que em todas as áreas de junção de tecidos, você passe novamente a máquina, costurando a aproximadamente numa pequena distância de 3 mm da costura original.
Informações do passo a passo captadas no site: casa.abril.com.br