Confira dicas importantes para fazer bordado livre, para iniciantes e avançados
Separamos algumas dica muito úteis para melhor e dar diretrizes para quem quer fazer bordado livre. Se você for iniciante, o artigo é essencial para você, caso já tenha experiência, aproveite para reforçar e aprender mais.
Você vai encontrar também nesse post; bordado livre gráficos, bordado livre a mão, bordado livre flores, bordado livre riscos e bastante material sobre o bordado livre.
Como iniciar bordado livre ?
Existe 2 pontos simples para personalizar lenços, roupas de cama, guardanapos, roupões. Esses pontos são chamados de ponto cheio e o ponto corrente.
Quando for bordar você pode usar linhas da mesma cor em tons diferentes ou linhas de várias tonalidades, sendo assim você deixa seus trabalhos únicos e com detalhes incríveis.
Os pontos básicos do bordado se usam para:
Quadros com abecedário, motivos florais e bordar monogramas
Bastidor
Usado para manter o tecido bem esticado enquanto você trabalha. Ajuda deixar os pontos uniformes e lisos. Você pode usar com o tipo de tecido que desejar mas o tecido deve ser forte e firme o suficiente para aguentar o bordado.
Como transferir risco de bordado para o tecido?
Uma maneira muito simples e fácil é usar o papel carbono. Em tecidos escuros, use o carbono amarelo ou azul claro, em tecidos claros, use o carbono de cores preto e azul.
Sobre o papel fina que pode ser papel manteiga ou seda, faça o desenho. Depois adicione o carbono com a parte para baixo em cima do tecido e o desenho para cima. Contorne o desenho com cuidado com um lápis.
Ponto corrente básico no bordado
* Enfiar a agulha de baixo para cima, onde vai se iniciar o bordado.
* Faça o ponto seguinte do mesmo modo, pondo a agulha no mesmo furo por onde sai à linha, e passando a linha por baixo da ponta da agulha.
* Continue bordando do mesmo modo. Ao terminar uma fila, dê um ponto sobre a última laçada de corrente para que não se desfaça. Esta distância onde a agulha entrou no pano e saiu a sua ponta, será a medida, o tamanho do Ponto Corrente.
Leia também: Dicas para melhorar seu bordado
* Devagar puxe a agulha e a linha que faz uma volta em frente ao risco fechando como um elo. Não aperte muito para não perder sua forma.
* Agora que você já aprendeu a fazer o Ponto Corrente. É só repetir os elos quantas vezes precisar.
Ponto cheio básico no bordado
* Faça duas linhas arredondadas próximas à borda do tecido, em seguida alinhave alguns pontos entre as duas linhas do risco.
* Faça os bordados de forma que os pontos fiquem juntos, formando o desenho. Utilize o mesmo tipo de agulha do começo ao fim do bordado, para não deixar uma espessura diferente.
* Não faça pontos longos para evitar que a imagem saia do lugar.
* Existem várias maneiras de fazer o ponto cheio. Aos poucos você encontrará a melhor maneira de executa-los.
O ponto corrente básico é usado para contornos e o ponto cheio cobre toda a superfície do desenho com pontos largos, retos e bem juntos. Quando esses dois pontos são combinados é possível bordar desenhos em peças pequenas do vestuário.
Dicas para melhorar seu bordado livre
Sempre lave as mãos antes de fazer um trabalho de bordado livre.
Borde em um local bem iluminado,luz fluorescente é o ideal.
Prefira cadeiras e acentos bem confortáveis.
Utilize uma almofada ou pequeno colchonete no colo para deixar o bordado mais perto de você.
Para linha não dobrar ao puxar do ponto, use uma esponja molhada passando do inicio ao final da linha.
Para evitar desfiar, passe sempre o alinhavo no tecido que cortou.
Atente-se para que todos os pontos sejam feitos para o mesmo lado.
Para iniciantes, comece com gráficos de bordado mais fáceis e simples para treinar depois vai passando pra gráficos mais difíceis e complexos.
Tenho bom gosto e combine cores de linha para deixar o projeto harmonioso.
Ao terminar um trabalho sempre lave, passe à ferro e engome.