Bolsa artesanal com gravatas usadas muito fácil de fazer, nem precisa de experiência
As bolsas artesanais são peças únicas e cheias de personalidade, que agregam valor à moda sustentável. E se você gosta de reaproveitar materiais, que tal fazer uma bolsa com gravatas usadas? Além de ser uma ideia criativa e econômica, o resultado final é uma peça exclusiva e elegante.
Para fazer sua bolsa, você vai precisar de algumas gravatas usadas e uma máquina de costura. Separe também um forro de tecido, tesoura, alfinetes, fita métrica e um zíper. Confira abaixo 2 passo a passo:
Bolsa artesanal simples com gravatinhas de tecido
Escolha as gravatas: Selecione algumas gravatas usadas com estampas e cores que combinem entre si. Para uma bolsa média, você vai precisar de pelo menos 4 gravatas.
Corte as gravatas: Com a tesoura, corte cada gravata na medida desejada para a bolsa. Cada gravata deve ser cortada em dois pedaços, um para a frente e outro para o verso da bolsa. Deixe cerca de 1 cm de sobra em cada lado para as costuras.
Costure as gravatas: Com a máquina de costura, costure as gravatas pelos lados menores, deixando o lado maior aberto. Repita o processo com todas as gravatas.
Una as gravatas: Una as gravatas já costuradas pelo lado aberto, formando um retângulo. Alfinete e costure as laterais, formando assim um tubo.
Corte o forro: Com a fita métrica, meça a largura e altura da bolsa. Corte o forro no mesmo tamanho.
Costure o forro: Costure o forro pelas laterais, formando um tubo, da mesma forma que foi feito com as gravatas.
Una a bolsa e o forro: Com o lado avesso da bolsa para fora, encaixe o forro dentro da bolsa, alfinetando as bordas. Costure todo o contorno da bolsa.
Coloque o zíper: Com a bolsa já costurada, coloque o zíper na parte de cima, no lado maior da bolsa.
Finalize: Com o zíper já colocado, vire a bolsa para o lado certo e finalize as bordas.
Pronto! Agora você tem uma linda bolsa artesanal, exclusiva e ecológica, feita a partir de gravatas usadas. Use sua criatividade e experimente diferentes combinações de estampas e cores para criar modelos ainda mais incríveis.
Confira também: Restauração de bolsa descascada com tecido de calça jeans
Aprenda como fazer bolsa artesanal com gravatas usadas
Se você tem algumas gravatas antigas em casa e quer dar a elas uma nova utilidade, que tal transformá-las em uma linda bolsa artesanal? Neste passo a passo, você vai aprender como fazer isso de forma fácil e rápida.
Materiais necessários:
- 4 gravatas
- Tecido para forrar a bolsa
- Zíper
- Tesoura
- Agulha e linha
- Máquina de costura
- Ferro de passar
Passo 1: Escolha as gravatas que você vai usar para fazer a bolsa. Certifique-se de que elas combinam entre si, tanto em termos de cores quanto de estampas.
Passo 2: Abra as gravatas e corte-as na medida desejada para a bolsa. É recomendável que cada gravata seja cortada em um tamanho um pouco maior do que o anterior, para criar um efeito de camadas na bolsa.
Passo 3: Posicione as gravatas na ordem em que elas serão costuradas, do maior para o menor.
Passo 4: Costure as gravatas juntas, começando pela maior e indo até a menor. Utilize uma máquina de costura para que as costuras fiquem bem firmes.
Passo 5: Com as gravatas já costuradas, corte um pedaço de tecido para forrar a bolsa. Ele deve ter o mesmo tamanho que as gravatas costuradas.
Passo 6: Posicione o tecido para forrar a bolsa na parte interna das gravatas costuradas e prenda com alfinetes.
Passo 7: Costure o tecido para forrar a bolsa na parte interna das gravatas costuradas, utilizando a máquina de costura e uma agulha e linha que combinem com o tecido.
Passo 8: Corte um pedaço de zíper do tamanho da abertura da bolsa. Posicione o zíper na parte superior da bolsa e prenda com alfinetes.
Passo 9: Costure o zíper na bolsa, utilizando a máquina de costura.
Passo 10: Com a bolsa já pronta, é hora de passar o ferro de passar em toda a peça para que ela fique bem alinhada e com as dobras marcadas.
E pronto! Agora você tem uma linda bolsa artesanal feita com gravatas usadas. Use sua criatividade para personalizá-la ainda mais e fazer dela uma peça única e exclusiva.
Sobre o Autor