A blusa em ponto meia de tricô é uma peça clássica e atemporal que nunca sai de moda. Ela é versátil e pode ser combinada de diversas formas no look para o dia a dia, desde um visual mais casual com jeans até um mais elegante com uma saia ou calça social.
A blusa em ponto meia pode ser encontrada em diferentes modelos, desde as mais básicas até as mais sofisticadas com detalhes em renda ou bordados.
Para quem gosta de trabalhos manuais, fazer e vender blusas em ponto meia de tricô pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Essa peça é bastante procurada por quem busca uma roupa de qualidade, feita à mão e com acabamento impecável.
Para fazer uma blusa em ponto meia de tricô, é preciso ter habilidades básicas de tricô e seguir um receita com as medidas e pontos necessários. Existem diversos tutoriais e vídeos na internet que podem ajudar nesse processo, assim como livros e revistas especializadas em tricô.
Se você deseja aprender a fazer uma blusa em ponto meia de tricô, é importante começar com uma receita simples e praticar bastante até aprimorar suas habilidades. Com o tempo e a experiência, é possível criar modelos mais elaborados e personalizados, tornando-se um expert em tricô.
Popular: Blusinha Tutti-Fruti de crochê delicado – gráfico e passo a passo
Como fazer Blusa em Ponto Meia de tricô
Materiais:
4 Novelos de Batik – Cor: 9506 (sereia);
Agulha para tricô Círculo – nº 5mm;
Agulha circular Círculo – nº 4,5mm com 60 cm de comprimento.
Pontos utilizados: Barra 1/1: 1 meia, * 1 tricô, 1 meia*. Ponto meia: direito em meia, avesso em tricô. Ponto tricô: tricote todas as carreiras em meia ou tricô.
Gráfico:
Amostra: Um quadrado de 10 cm em ponto meia com agulhas nº 5mm = 17 pontos x 24 carreiras.
Execução:
Passo 1:
Costas: Monte 75 pontos com agulhas nº 5mm e tricote 1 cm em barra 1/1, em seguida tricote em ponto meia. Aos 17 cm do início do trabalho para as cavas, remova de cada lado, a cada 2 carreiras: 2 pontos (2 vezes) e 1 ponto. Aos 35 cm do início do trabalho remova todos os pontos.
Passo 2:
Frente: Para a abertura da frente, comece em duas partes iguais. Monte 37 pontos com agulhas nº 5mm e tricote 1 cm em barra 1/1, em seguida tricote em ponto meia. Aos 12 cm do início do trabalho deixe à espera. Faça o outro lado igual.
Com as duas partes trabalhadas na mesma altura, monte 1 ponto entre elas e tricote todos os pontos em ponto meia. Aos 17 cm do início do trabalho faça de cada lado as cavas como nas costas.
Aos 30 cm do início do trabalho para o decote remova os 14 pontos centrais e termine cada lado separadamente.
Remova do lado do decote, a cada 2 carreiras: 4 pontos, 3 pontos, 2 pontos e 1 ponto. Aos 35 cm do início do trabalho remova todos os pontos.
Passo 3:
Mangas: Monte 68 pontos com agulhas nº 5mm e tricote 2,5 cm em ponto tricô, em seguida tricote em ponto meia. Aos 27 cm do início do trabalho, para a cava remova de cada lado, a cada 2 carreiras: 2 pontos (2 vezes) e 1 ponto. Aos 30 cm do início do trabalho remova todos os pontos.
Passo 4:
Faixa para amarrar: Levante 20 pontos nas 20 primeiras carreiras da borda da abertura da frente com agulhas nº 5mm e tricote em ponto tricô por aproximadamente 140 cm de comprimento e remova. Faça o mesmo trabalho dos dois lados da abertura da frente.
Passo 5:
Acabamento: Costure os ombros. Com a agulha circular, levante 80 pontos ao redor do decote e tricote em ponto tricô. Aos 3 cm do início dos pontos levantados remova. Monte as mangas. Costure os lados e as mangas. Ao vestir a blusa, enrole a faixa a toda volta da cintura e amarre.
Você vai gostar: Casaco com capuz de crochê com gráfico e passo a passo