Aprenda dicas muito úteis para usar placa de EVA estampado em seus trabalhos artesanais
Hoje iremos de passar algumas dicas importantes de como trabalhar com placa EVA. Para quem está iniciando nessa atividade são muitas dúvidas por isso espero responder às principais questões. Vamos lá!
EVA, materiais e ferramentas
O e.v.a é uma borracha flexível, maleável e que pode ser moldada com um tantinho de calor. As placas que vamos usar são as de 2mm, que encontramos em papelarias ou em lojas de artigos para festa.
Existem várias espessuras de placas de EVA, algumas são mais flexíveis, outras mais durinhas, umas grossas, outras muito fininhas. Eu uso todas!! Sem preconceito.
O importante é ter em mente que cada placa tem um uso específico. As mais grossas são ótimas para base de guirlandas, plaquinhas. Já as fininhas dão um resultado delicado para rostos, braços, flores, corações e outros detalhes, além de revestirem muito bem as bolinhas de isopor.
Leia também: Dicas para fazer artesanato com garrafas PET e EVA.
Riscando e Cortando o EVA
Para transferir o molde para a placa você vai precisar de um palitinho daqueles de manicure ou de churrasco. Usar lápis não é indicado porque o grafite pode manchar o e.v.a.
Para cortar peças grandes, eu prefiro estilete que dá um resultado super preciso.
Em peças médias, uso tesourinha de criança (só que bem afiadinha) e para detalhes cheios de curvas (flores, corações, mãozinha) indico tesoura de cortar unhas, aquelas que vendem em farmácia.
Todas as tesouras de picotar e cortadores são bem-vindos, mas não imprescindíveis.
Como riscar o EVA:
Para riscar você pode usar, preferencialmente, um palito de churrasco, mas algumas pessoas utilizam uma agulha sem ponta ou até mesmo uma caneta comum sem tinta.
Como cortar o EVA:
Para cortar use uma tesoura bem afiada (de preferência grande). O segredo é ir deslizando o eva sobre a tesoura ao cortar, assim evita-se os picotes.
Também pode-se usar o estilete (com apoio de uma regua) para cortar grandes extensões. Deve-se tomar muito cuidado para não se cortar e não estragar sua mesa (coloque um objeto duro embaixo do eva).
Dica: para tirar algumas imperfeições do corte use uma lixa, passe-a só na quina (aresta) do eva.
Como colar o EVA:
Colas
Usamos dois tipos: cola instantânea, que deixa o trabalho com acabamento bem perfeitinho e não dá volume.
E cola quente, boa para fixar tecido, botão ou quando trabalhamos com a dupla e.v.a e isopor.
Há no mercado outras colas que, de acordo com o fabricante, servem para isopor e e.v.a. Eu já testei e garanto: elas não dão certo! O tempo de secagem é muito longo e o trabalho não fica firme.
A cola quente não deixa com um bom acabamento, fica soltando fios. Caso isso aconteça espere secar e tire com acetona.
A cola instantânea é mais prática e garante um bom acabamento. Atualmente já tem a cola instantânea especifica para uso artesanal.
Como pintar ou colorir o EVA:
Para fazer as maçãs do rosto use blash de maquiagem comum ou tinta pva;
Para fazer os olhos e pequenos detalhes como pontilhados use caneta permanente de ponta fina (caneta para retroprogetor) ou caneta para tecido;
Para outras pinturas (como sombreamentos) usa-se tinta para tecido ou tinta acrílica.
O eva aceita também a tinta dimensional, giz pastel, cola gliter.
Modelos de artesanato com placa de EVA
Imagens da Internet