Quer começar a Costurar mas esta um pouco perdida no que fazer? Veja…

Cole uma fita métrica na sua bancada de trabalho. Isso poupa um tempão e você não precisará mais ficar procurando a toda hora sua fita para medir seus tecidos.

Endireite seus alfinetes espetando-os em um sabonete em barra. E dê adeus aos alfinetes e agulhas tortas!

Aplique um pouquinho de esmalte incolor nos botões. Assim, você criará uma camada dura sobre as linhas, que não se soltarão com facilidade.

Prenda dois lápis com fita adesiva ou elástico e crie uma risca dupla, o que facilitará e muito na hora de riscar o molde e aquela margem de um ou dois centímetros.

Corte as quinas em diagonal antes de desvirar a costura. Isso evitará embolados ao deixar o tecido no lado direito.

Faça a barra dobrando o tecido duas vezes. Esse passo garantirá que o tecido não desfie internamente.

Prenda na base da sua máquina de costura elásticos para serem seu guia de limite de costura.

Veja a forma mais fácil de aplicar um zíper com esse passo a passo.

Quando a costura à máquina não está indo bem, verifique a bobina. Ela pode ser a fonte do problema (e da solução!). Retire, reencaixe, verifique se está do lado correto. Só utilize bobina totalmente compatível com a sua máquina (se a recomendação é utilizar a versão de plástico, use somente esta. E se for metal, só use em metal mesmo).

Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar ou aprimorar suas técnicas de costura e começar a faturar muito mais nessa área muito rentável.

Faça um molde para suas bainhas fazendo uma régua caseira para isso. Use papel firme e trace marcações para facilitar sua vida. Depois, é só passar o ferro quente para marcar bem e costurar.

Quando fizer sua almofadinha de alfinetes, preencha-a com palha de aço. Isso ajudará a manter a ponta dos alfinetes sempre afiada.

Vale também colar ímãs embaixo de um pires para ser seu porta-alfinetes. Eles sempre ficarão lá grudados pelo ímã!

Coloque uma sacola plástica transparente sobre tecidos felpudos ou escorregadios como o plush, veludo ou microfibra. Esse truque ajudará a deslizar a agulha com facilidade.

Quando precisar costurar elástico, use o ponto ziguezague ao invés da costura reta. Isso garantirá espaço para o elástico esticar com facilidade.

Se você não tem muita prática em costurar à máquina, sempre alfinete seu projeto antes de começar a coser.

E para conferir mais precisão, alinhave a costura antes de passar na máquina. Depois, é só retirar o alinhavo e manter a costura da máquina.

Não use linhas baratas demais. As linhas de marcas desconhecidas podem ser uma verdadeira armadilha e estragar seus projetos de costura. Geralmente elas não aguentam quando são tensionadas. O mesmo vale para linhas muito antigas.

Afie suas tesouras cortando folhas de lixa de madeira ou folhas de alumínio.

Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar ou aprimorar suas técnicas de costura e começar a faturar muito mais nessa área muito rentável.


Fonte: blog.elo7.com.br

Tags: |

Sobre o Autor

artesanatototal

Sou Fabio Russo, desenvolvedor e administrador do site Artesanato Total desde 2015. A mais de 25 anos trabalho com diversos nichos de sites na Internet, sempre presando a qualidade em todos os projetos.

Sair da versão mobile